Dentro de uma indústria de alimentos, o processo de higienização é tão fundamental como qualquer outra atividade estratégica da empresa. Afinal, a limpeza adequada dos ambientes de produção e manipulação de alimentos tem relação direta com a qualidade e a segurança dos processos e, inclusive, dos produtos que chegarão às mesas do consumidor final.
E por isso, hoje nós preparamos um post exclusivo com dicas e sugestões práticas sobre como valorizar essa prática com os seus colaboradores na indústria de alimentos, mas principalmente, destacando formas e meios para reduzir custos e otimizar a rotina desses profissionais com eficiência.
Vamos conferir? Boa leitura!
Trabalhe com produtos adequados
O primeiro passo para otimizar o processo de higienização na indústria de alimentos é trabalhar com produtos adequados e recomendados para este fim.
Afinal, estamos falando de ambientes de produção e de manipulação de produtos com grandes riscos de contaminação. Portanto, a segurança é ponto-chave nesse quesito!
Dessa forma, saiba que tipos de produtos de limpeza são indicados, quais são as recomendações dos fabricantes, quais os cuidados necessários para a limpeza, quais as referências do fornecedor etc.
Saiba manipular os produtos de limpeza
Além da escolha correta dos produtos, é fundamental que seus colaboradores saibam manipular corretamente tais componentes durante o processo de higienização dos ambientes.
Por exemplo:
- Qual o volume correto de uso de cada produto;
- Quais os equipamentos de proteção devem ser utilizados;
- Qual a diluição indicada;
- Qual a função de cada produtos (desinfetar, desengordurar etc);
- Qual a frequência recomendada de uso.
Invista na capacitação profissional
Como bem destacamos, o processo de higienização tem papel estratégico na indústria de alimentos e, portanto, a capacitação profissional de seus colaboradores em relação a esta prática deve ser considerada fator imprescindível.
Sendo assim, invista em treinamentos, reforce orientações, contrate consultorias especializadas, realize inspeções frequentes e sempre busque atualizar os profissionais sobre novidades, tendências, novos métodos, lançamento de produtos etc.
Aposte em parcerias especializadas
Hoje, há muitas empresas especializadas em soluções para higienização profissional, o que inclui, evidentemente, o setor de alimentos e bebidas.
Investir nesse tipo de parceria pode agregar muitos benefícios práticos à sua empresa e isso não se limita apenas ao fornecimento de produtos adequados.
A seguir, destacamos alguns dos diferenciais oferecidos por este tipo de serviço:
Diagnóstico de necessidades
Tais parceiros podem realizar visitas nos ambientes com especialistas e definir o melhor plano de higienização que seus ambientes precisam, conforme cada necessidade.
Fornecimento de insumos e capacitação dos operadores
Outra vantagem em terceirizar o serviço de higienização, é que seu parceiro já vai fornecer os produtos adequados e disponibilizar treinamento profissional sobre o uso correto pelos próprios operadores de sua empresa ao longo das operações.
Acompanhamento
Além dos pontos citados acima, a terceirização deste serviço orienta os gestores e responsáveis pelos setores a acompanharem os procedimentos de limpeza e seus resultados, no intuito de se manter um padrão ideal que seja eficiente e agregue redução de custos.
Na prática, isso contribui para proporcionar mais eficiência e qualidade aos processos de limpeza e, claro, a reduzir custos e economizar com insumos no dia a dia.
Em resumo, essas são algumas dicas e sugestões práticas sobre como economizar e otimizar os processos de higienização na indústria de alimentos, reforçando assim o papel estratégico de seus colaboradores e de suas responsabilidades nesse setor.